TODOS OS PEDIDOS COM FRETE GRÁTIS!

Mantendo o controle das populações de moscas

Quando se trata de questões de saúde e bem-estar que os produtores precisam estar atentos para manter o seu gado em boas condições e os seus resultados financeiros intactos, o controle das moscas é um dos maiores problemas. Eis o porquê: não só as espécies de moscas transmitem mais de 60 doenças para os animais, mas infestações pesadas de certos tipos de moscas também podem resultar em perda significativa de sangue, estresse e perda de peso.

“O maior impacto que as moscas têm no gado é o estresse”, afirma Andre Rocha, presidente da Champion Animal Health. O gado deve estar deitado, relaxando e ganhando peso. Picadas de mosca são dolorosas. Para fugir das moscas, o gado anda, eles pisam, batem, jogam a cabeça, se preocupam.” Além disso, como explica Rocha, as mamães vacas produzem de 15 a 20% menos leite quando estressadas, o que resulta em menor ganho para os bezerros. Quando o gado vive sem estresse, ele pasta e descansa. Tudo se resume a vacas relaxadas ganhando mais peso e colocando mais dinheiro no bolso do pecuarista. Controlar as moscas diminui o estresse, permitindo maior ganho de peso o que, por sua vez, permite mais lucro.

Fundada originalmente no Brasil, a Champion Animal Health entrou no mercado dos Estados Unidos em 2016, para grande satisfação de pecuaristas e agricultores de todo o país. A empresa celebra uma rica história de 70 anos que não inclui apenas o desenvolvimento de produtos de saúde animal, mas também o envolvimento como proprietários de fazendas e produtores no mercado pecuário, possuindo milhares de hectares e milhares de cabeças de gado. Isso significa que a equipe Champion realmente entende a saúde e o comportamento animal.

Oito anos depois de entrar no mercado dos EUA, a Champion USA continua a visão de trazer produtos da mais alta qualidade para distribuição no mercado pecuário, ao mesmo tempo que abastece a cadeia de produção animal com produtos que levam à lucratividade. Um desses produtos de controle de moscas, JustiFLY®, está se revelando um divisor de águas na área de controle de moscas na indústria pecuária. Na verdade, a Champion Brasil foi a primeira empresa no mundo a utilizar o diflubenzuron – princípio ativo do JustiFLY® – como controle de moscas no mercado pecuário.

Em sua essência, JustiFLY® é um regulador de crescimento de insetos (IGR) que controla todas as quatro moscas que afetam o gado, incluindo a mosca dos chifres, a mosca do estábulo, a mosca doméstica e a mosca facial. Muitos RCI no mercado abrangem apenas a mosca dos chifres, que é a espécie normalmente vista no gado a pasto.

Mas, como explica Rocha, para os produtores que alimentam o gado em currais ou em fardos redondos, a mosca do estábulo será a mais impactante para o gado, causando dor e estresse aos animais.

“Quando você vê o gado pisando forte, ele está sendo incomodado por moscas do estábulo”, diz Rocha. “O mesmo vale para a mosca doméstica e a mosca facial. Essas duas moscas passam despercebidas em alguns dos outros RCIs.”

Então, o que faz o JustiFLY® se destacar na área de produtos para controle de moscas? Para começar, o controle de moscas da Champion não requer manejo de gado. Isso significa que não há coleta, confinamento, pulverização, marcação nas orelhas, estresse do gado, etc. Ele vem em um sistema de entrega que o gado já está usando – especificamente, minerais, blocos ou ração.

Além disso, o produto é amigo dos escaravelhos. Insetos benéficos como o escaravelho são importantes para o equilíbrio natural das pastagens e do solo.

“Também não há período de carência para animais abatidos ou tempo de descarte de leite para bovinos leiteiros que tomam JustiFLY®”, diz Rocha. “É um produto muito seguro. É até reconhecido como seguro para programas de carne bovina natural através do Where Food Comes From da IMI Global. E o controle de moscas IGR de passagem da JustiFLY, que provou não ter resistência a pragas comumente experimentada com marcas auriculares ou sprays, interrompe o ciclo de vida durante a muda. Isso resulta na incapacidade do inseto de desenvolver resistência.

“Todos os produtos JustiFLY® utilizam tecnologia IGR”, afirma Rocha. “Como a maioria dos produtos é de alimentação direta, a eficácia acontece no esterco. O gado ingere o produto comendo minerais, blocos ou rações que foram tratadas com JustiFLY®. Ele passa diretamente pelo animal e vai para o esterco, onde se torna ativo. As larvas das moscas se alimentam dos micróbios do esterco e ingerem o larvicida. Elas transformam-se em pupas, mas o inibidor de quitina do JustiFLY® não permite que as larvas eclodam em adultos saudáveis. O ciclo de vida termina aí.”

Champion reconhece que as fazendas e fazendas de gado variam em tamanho e complexidade. É por isso que a empresa oferece diversas opções de entrega de larvicidas em seu segmento de produtos para controle de moscas. O produto mais popular é o JustiFLY® Feedthrough 3% no tamanho pequeno do pacote adicional, proporcionado para ser misturado com um saco de 50 lb de mineral de livre escolha.

Como explica Rocha, o pecuarista simplesmente coloca o pacote de adição e mistura ao mineral. Também é comercializado em sacos maiores do mesmo produto, para operações maiores. O gado irá ingeri-lo enquanto se alimenta do mineral.

Para mistura no local em TMR, a maioria das operações prefere o JustiFLY® 0,67% Premix. A Champion também oferece uma opção de aditivo para alimentação líquida a ser adicionado aos tanques de alimentação líquida durante o carregamento, proporcionando a mesma oportunidade de controle de moscas. O gado ingere o produto enquanto lambe a ração líquida. Os blocos Fly-A-Salt® da empresa, um bloco de sal tratado com controle de mosca IGR, são a forma mais simples de alimentar o produto.

“No último inverno, trouxemos ao mercado JustiFLY® Pour-On 5-5, que é uma combinação de 5% de permetrina e 5% de diflubenzuron. O uso mais popular do pour on é no tratamento de piolhos”, diz Rocha. “A permetrina mata o que está no gado no momento, depois o diflubenzuron atua nas lêndeas para encerrar o ciclo de vida. E, claro, funciona no tratamento imediato das moscas no animal.”

Mais recentemente, nesta primavera, a Champion lançou seu produto para cavalos, JustiFLY® Equine 8-8-8. É um top dress que é alimentado diariamente para obter os mesmos benefícios de controle da próxima geração de moscas para os proprietários de cavalos. Pequenos blocos para cavalos serão lançados ainda este ano.

Então, quais são algumas das principais maneiras pelas quais os produtores de gado podem estabelecer um programa sólido de controle de moscas? Comece por reconhecer que existem quatro espécies distintas de moscas que afectam o gado – algo que muitos produtores de gado não percebem.
“Cada espécie de mosca prefere um ambiente específico para prosperar. Quanto mais os produtores entenderem com o que estão lidando, melhor poderão controlar sua população de moscas”, diz Rocha. “O controle de moscas IGR de passagem é um método fácil e eficaz para lidar com problemas de moscas, mas existem muitos IGRs no mercado. Os produtores precisam ter certeza de que estão usando o produto certo para sua operação.”

Por exemplo, usar um IGR que trata apenas uma mosca-dos-chifres funciona...na mosca-dos-chifres. Mas pode parecer que não está funcionando quando o gado continua a ter moscas de estábulo e moscas domésticas por todo lado. E sendo a mosca-dos-estábulos a que tem maior impacto económico, ela precisa de ser incluída no produto de controlo de moscas escolhido pelo produtor.

Além disso, com o controlo de moscas – todo o gado precisa de ser tratado, não apenas um curral ou pasto.

“As moscas viajam. E é preciso trabalho em equipe. Se você estiver fazendo todo o controle de moscas e seu vizinho do outro lado da cerca não fizer nada, as moscas dele vão voar até suas vacas e incomodá-las”, diz Rocha.

Você tem dúvidas sobre qual produto JustiFLY® é ideal para sua operação específica? A linha de atendimento ao cliente da Champion Animal Health é um recurso que os clientes podem usar para discutir e escolher o melhor produto.
“As pessoas sempre parecem precisar de informações sobre feedthrough, especialmente os usuários iniciantes”, diz Rocha. “Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e apresentar soluções.” Para saber mais, visite www.championanimalhealth.us.